O que é Pix
O que é Pix? O Pix e uma maneira nova e muito mais fácil de pagar e receber dinheiro, em segundos, criada pelo Banco Central do Brasil. Em outras palavras poderíamos dizer que uma super modernização no velho TED e DOC Porem com uma super modernização!
Já que, com o PIX você poderá enviar ou receber dinheiro de qualquer um seja pessoas físicas ou Jurídicas em segundos! Além de ser creditado em no máximo 10 segundos é praticamente em custo para quem envia e também para quem recebe.
Quando começa o Pix
No ultimo mês de fevereiro, o Banco Central anunciou que lançaria, ainda em 2020, o Pix! Um meio de pagamentos instantâneos que possibilitará transferências e pagamentos em até 10 segundos. E o melhor: gratuito para o usuário pessoa física.
Apesar que o Pix foi anunciado desde fevereiro o Pix só será oficialmente lançado no dia 16/11/2020!: Mas você já pode fazer seu pré-cadastro, a partir de 05/10/2020 você já pode confirmar seu cadastro no Pix, e se você não fez o pré-cadastro a partir desta data você também poderá fazer seu cadastro o cadastro de suas chaves no Pix definitivamente.
O que é, e como funciona o Pix?
O Pix: é um novo meio de pagamentos e recebimentos muito mais rápido e seguro que facilitará a transferência de dinheiro entre contas de pessoas físicas (cpf) ou pessoas jurídicas (cnpj). Ou seja como o pix será possível fazer qualquer tipo de pagamento inclusive arrecadação de imposto e pagamento de contas, entre outras possibilidades.
A grande diferença entre o pix para outros modelos de pagamentos e recebimentos é a rapidez e a disponibilidade: enquanto hoje existem restrições de dias e horários para enviar TED e DOC e realizar pagamentos de contas, com o Pix será possível realizar pagamentos ou enviar dinheiro 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados nacionais.
Outra grande vantagem do Pix é ser totalmente integrado com todo o sistema bancário. Por isso, essas transações poderão acontecer entre instituições bancaria diferentes sem custo adicional, independentemente do horário bancário. Vantagem para o Vendedor e para o cliente
O comerciante vai ter muitas vantagem com esta nova modalidade, além da agilidade ele também vai se livrar de muitas taxas. Sempre que um cliente que fazer um pagamento avista o cliente ou ele paga em cash ou com cartão de débito! Agora com o Pix o cliente vai poder alternar se paga com o pix uma forma de pagamento muito mais seguro, grátis e rápida, ou em dinheiro e a ultima opção será o Cartão de Débito! Visto que o velho cartão de débito terá custo mais caro das três alternativa.
QR Code
No entanto o comerciante poderá gerar seu QR Code e disponibilizar para seus clientes. vendendo com o QR Code o dinheiro ficara disponível no mesmo instante! Terá duas formas de gerar o QR Code, Estático e dinâmico
Com o Pix, Pagamento por QR Code vai cair na hora
Sem dúvida pagamento por QR Code é outra grande vantagem trazida pelo PIX. Entretanto o comerciante poderá gerar seu QR Code e disponibilizar para seus clientes. Inicialmente, estão previstas duas modalidades: estático, usado para transferências ou no comércio quando as informações de pagamento não mudam; e dinâmico, quando o valor final varia a cada compra. “Posso pegar o QR Code, digitar o valor e fazer o pagamento. É uma grande tendência que vai fazer com que o boleto bancário e o cartão de débito deixe de ser usado.
Por Exemplo! Se o cliente fazer uma compra atualmente no boleto, o boleto demora até três dias para ser compensado, e a compra só é confirmada depois que o boleto ser compensado. Isso é ruim para quem compra e vende. Caso a pessoa queira optar pelo PIX, será tudo na hora. Muitas pessoas usam o boleto para conseguir desconto ou por não querer usar o cartão de débito e pagar as taxas.
Outra forma de vender com o PIX e com o QR Code que vai ser possível ser gerado nas maquininhas de cartão, o que vai facilitar muito para qualquer vendedor que já usa as maquininhas do PagSeguro por exemplo!
É provável que, para quem já tem as maquininhas vai poder gerar o QR code. Entretanto as novas maquininhas que ser inserida no mercado já deve vir com a função. Mas vale lembrar que as maquininhas vai precisar de um prazo para ser atualizada, o que não deve demorar até mesmo pela competição de mercado.
Saque em estabelecimento comercial
Segundo o Banco Central, no próximo ano deverá ser implantado o saques em comércios e estabelecimentos que aderirem ao PIX. –Uma loja que recebe muito pagamento em dinheiro e paga altas taxas para as empresas de transporte de valores vai poder oferecer saques e ter o pagamento na hora.
Mas vale lembrar que o Pix ainda não está em operação no Brasil, a partir do dia 16 de novembro, todas as pessoas que já tiverem cadastrado uma chave do Pix vão poder enviar e receber pagamentos e transferências.
Se você ainda não fez seu pré-cadastro, corra! Acesse o App do seu banco e faça o pré-cadastro! Caso você ainda não tem uma conta digital eu lamento a te informar que você ainda estar vivendo nos tempos dos homes da cavernas
Se acaso desejar ter uma conta digital sem nenhum custo, eu super recomendo o PagBank, onde você vai poder fazer muitas coisas e se livrar das taxas absurdas que os grandes bancos vem imperando até hoje. Com o PagBank é possível fazer e receber transferência sem custo, pagar boletos, fazer recarga de celular, paga seus App favorito e muito mais sem paga nenhuma taxa! E o melhor ainda ganhando CashBack!
Por fim este é um pequeno resumo sobre o Pix, a nova modalidade de pagamento do banco central do Brasil! Se você ainda não fez seu pré cadastro eu gravei um vídeo onde eu mostro o passo a passo exato! Veja o vídeo: